terça-feira, 10 de julho de 2007

A INVEJA


"A inveja é admiração sem esperança".
Søren Kierkegaard, filósofo dinamarquês do século XIX

Hoje conversando com uma grande amiga minha, a Kaká (meuveneno.blogspot.com) perguntei a ela sobre algo sobre o que escrever, queria um tópico inicial e acreditem, ela é boa nisso, pensa muito rápido. Sem pestanejar ela cuspiu: Inveja.


Fui buscar informação e um ótimo resumo é: A inveja é o desejo por atributos, posses, status, habilidades de outra pessoa gerando um sentimento tão grande de egocentrismo que renegue as virtudes alheias, somente acentuando os defeitos. Não é necessariamente associada à um objeto: sua característica mais típica é a comparação desfavorável do status de uma pessoa em relação à outra.

A inveja não nasce com o homem, o homem aprende a senti-la conforme as coisas são cobiçadas por ele ou, quando são tiradas dele, por isso vem do senso-comum “não abrir o jogo” sobre coisas que desejamos que dêem certo e venham a prosperar. Deve vir também deste sentimento falacioso a expressão “olho grande ou olho gordo, respeitando os regionalismos”. Kaká me disse: quando a gente consegue alguma coisa pela inveja, a gente perde. Não concordo e nem discordo dela, vou dizer por quê. Aprendemos a pensar assim, o senso-comum nos ensina que más ações acabam em punição, talvez isso venha do nosso desenvolvimento desde pequenos quando aprendemos a lei da ação e reação, entretanto vivemos em um mundo que sabemos por certo que nem toda má ação é reprimida e que nem todos aqueles que fazem o uso da inveja em sua pior faceta serão punidos. É próprio do ser humano formar pensamentos falaciosos dentro de si, cria falsas afirmativas em que acredita e toma como guia para dirigir sua vida. Acredito (falaciosamente ou não) que é a forma como o ser humano se desenvolve e interage com os outros seres. A pergunta que deixo é: se você nunca sentiu inveja, seria capaz de entendê-la?

Testes de inveja:

> O quão invejoso(a) você é? Teste bobinho que não diz nada demais mas é bom fazer testes afinal. (Em inglês) Clique aqui!

> Outro teste mas, em português. Clique aqui!

> E este é em português especialmente desenvolvido para meninas uahuaha Clique aqui!



3 comentários:

Menina Malvada (Ou Kaka) disse...

Muito bom! Hahaha!
Você modelou o tema que eu cuspi! Congratz! Hahaha!

Adorei... E... Os testes dizem que eu não sou invejosa hahaha!

Beijocas

Mayra Luna disse...

tô com inveja! aliás sou sempre mto invejosa... se isso é bom ou ruim ainda não descobri. mas sei q sou assim. é mais forte. é inconsciente, é punk. dói no fígado, é uma dor direta e reta, como um reflexo, não passa pela razão.

http://www.myranamira.blogspot.com/

Mayra Luna disse...

eu fiz o teste 3 (pra meninas) e disse que sou normal... ou seja, o teste é mto ruim!