quarta-feira, 11 de julho de 2007

AMOR É ÁGUA, PAIXÃO GASOLINA!
Sofisma.

A paixão é o verbo amar no gerúndio. Enquanto o amor por si só, etimologicamente é construído apenas a partir do belo e do digno, a paixão diferentemente do amor poderá ter sua constituição no bem e no mal, enquanto o amor não julga e se compadece resignado, a paixão é o impulso criativo da perpetuação da vida. Amar está desligado do tempo, não tem urgência e não produz mais do que uma ou duas histórias bonitas. A paixão dilacera, corrompe, não respeita os dias, pois vive e se alimenta apenas do segundo. A paixão está no movimento e na continuidade cíclica que persegue o objeto desejado.

Toda paixão é desmedida, a paixão é obsessão implícita, que marca a carne, a paixão rejeita a razão. Não dorme, não come e não escova os dentes. Renova-se como a cobra troca de pele. Todo o homem que um dia viveu uma paixão e mesmo ela tenha sido abrandada pelo amor do seio de outra mulher, não irá esquecer jamais. A paixão não tem partes destacáveis, é completo e na carne permanece. A paixão é o que movimenta Ares para a guerra, que conduziu o Cristo para seu calvário. É o que cria o novo. Enfim, o amor está para a água assim como a paixão para a gasolina.


...A Myra pensa um pouco diferente http://www.myranamira.blogspot.com/ texto interessante sobre amor, é no mínimo uma alternativa pragmática. Aliás, leiam os textos, esta guria escreve muitobem.

...Aqui vai também o texto que eu nunca consegui escrever, é instrutivo... clique aqui pára de bichice!



6 comentários:

Pa[†φ] BEiJo disse...

pois é...o amor é isso e tudo mais...nunk acharemos palavras o bastante p dizer sobre o amor...

bjus

Anônimo disse...

Cara, muito show esse texto...
fico até sem palavras, vou dar uma lida nos textos dela.

Abraço.

Patricia disse...

A paixão só é desmedida quando a fazemos assim, quando deixamos que a obsess~qao tome conta da gente, mais que a paixão.
Se a paixão é capaz de mover guerras, também é capaz de mover grandes ideais. Paixão é fascínio. Todos precisamos de fascínio durante a vida. Ela só vai te dilacerar se você assim permitir, porque aí já não é paixão e sim sentimento imediato de posse.

Quanto ao meu blog: também sou ariana, entendo bem dessas explosões. Mas também entendo que a raiva logo passa e não é preciso ter ressentimentos. Como boa ariana sou movida pela paixão, seja para fazer algo bom em agradecimento, seja para deixar que minha raiva vá embora tão rápido quanto chegou.
Quanto a um ideal utópico: e qual ideal não é? Ideais são algo que desejamos, embora saibamos que a realidade é muito diferente.

Anônimo disse...

Curioso e sentencial...Nada como uma boa retórica sofística.Parabéns pela escolha temática do seu blog...

Anônimo disse...

Oláaaaaaaaaaa zeca... Com grande satisfação venho lhe agradecer pela visita e pelo comentario, lembrando que tenho mais textos, e postarei mais para que possa divulgar a idéia de que Homens são de marte sim, mas não é um bicho de sete cabeças....

Obrigada, adorei seu blog...
abraços.

MaxReinert disse...

.. Adorei a "paixão que se renova"... com certeza... mas, se não for por amor à algo, por quem/pelo que se renovaria a paixão?